Serviços

Terapia Familiar

A Terapia Familiar Sistémica pode dirigir-se a:

Pessoas individuais, casais, famílias e ainda aconselhamento para pais e futuros pais.

 

Para pessoas Individuais:

Na Terapia Sistémica focamo-nos na pessoa não só como indivíduo, mas também no sistema no qual se insere – na família, na relação do casal, no círculo de amigos e  no meio profissional. Um primeiro passo sensato para superar crises pessoais, pode ser uma tomada de consciência da constelação de relações dentro desse sistema. Neste trabalho de consciencialização, vamos analisar os padrões existentes, para de seguida ampliar o ponto de vista sobre o problema e alargar o espaço de manobra da pessoa. Vamos procurar os recursos próprios em conjunto, para tentar encontrar uma solução adequada.

 

Para casais:

Uma relação a dois contem muitos desafios. Duas pessoas vindas de duas famílias distintas constituem uma nova Comunidade, o que naturalmente pode provocar conflitos. Fases especialmente difíceis na vida, surgem muitas vezes em alturas de transformação, como por exemplo depois do nascimento de um filho, ou numa quebra da relação de confiança, por uma relação amorosa extraconjugal, ou numa prolongada falta de valorização pessoal, respeito e estima, em padrões de comportamento bloqueados e em mudança, por exemplo com a chegada da reforma. Os casais procuram muitas vezes uma terapia quando algo chegou ao fim – o amor, a diversão ou quando simplesmente se chegou ao fim da paciência. Contudo, pode ser o inicio de outra coisa, talvez de algo novo, ou de algo antigo que ao longo do tempo se foi perdendo. Pelo facto de as conversas serem conduzidas de uma forma diferente da que se tem em casa e de as perguntas serem outras, vamos descobrir em conjunto para onde a viagem conduzirá o casal e qual o próximo passo a dar.

 

Para famílias:

Podemos imaginar uma família como sendo um mobile, no qual todos os elementos se encontram interligados. Uma mudança num elemento tem automaticamente como consequência, a mudança de todo o sistema.

Uma terapia em família faz sentido:

– Quando as crianças revelam um comportamento fortemente divergente.

– Quando algo cria tensão em toda a família, ex. uma doença grave de um membro da família.

– Quando há necessidade de mediação dentro da família, ex. em conflitos agudos, quebras de contacto.

– Quando membros da família se sentem desconfortáveis.

– Quando um elemento da família se encontra num processo evolutivo que traz preocupações aos outros.

Nem sempre as conversas são conduzidas com todos os membros da família. Há um consenso individual em função das necessidades.

 

Aconselhamento para pais e futuros pais:

A gravidez, o nascimento e a parentalidade significam momentos empolgantes e felizes. Ainda assim, o nascimento do primeiro filho constitui uma grande mudança e pode levar a muitas questões e receios. E depois há que continuar a haver o Casal. Os pais experientes, veem-se recorrentemente confrontados com novos desafios na comunicação com os filhos que crescem, podem haver dificuldades na escola, no modo como lidar com os filhos adolescentes e os desajustes sociais que podem acontecer.

No aconselhamento, os pais são estimulados para tomar consciência dos seus recursos e desenvolver novas visões, opções de actuação e soluções individuais.